Procurar no site


Webnode

contato

CRIOULOS DO SUL
R. DR. FLORES, N. 330/63
PORTO ALEGRE
90020-121

(51) 84218031

E-mail: crioulosdosul@terra.com.br

 

FREIO DE OURO 2012

23-05-2012 17:07
Pelotas classifica candidatos em potencial para o Freio 2012

Postada em 20.05.2012

Juego do Infinito, montado por José Fonseca Macedo, teve a nota mais alta do evento. Fotos Gabriel Olivera

 O Parque de Exposições Ildefonso Simões Lopes, localizado em Pelotas/RS, sediou um verdadeiro espetáculo nos dias 18, 19 e 20 de maio. A Classificatória da Região 1 para o Freio de Ouro 2012 reuniu animais e ginetes de excelente nível que em uma pista excelente e diante de um gado de qualidade muito elogiada por jurados e competidores conseguiram mostrar todo o potencial de seus cavalos. Juego do Infinito e El Embeleco Esperame ficaram com o lugar mais alto do pódio e são grandes apostas para o maior evento da raça crioula deste ano.
 

O tempo também colaborou com a final do evento, disputada na manhã de domingo, dia 20, que foi disputada frente a um bom e participativo público sob uma temperatura agradável em um dia ensolarado. As médias finais do evento foram altas e apenas quatro animais – duas fêmeas e dois machos – dos 20 que disputaram a final não conseguiram obter a média mínima de 18 pontos.
 

Juego do Infinito, montado por José Fonseca Macedo, o Zeca, arrancou em segundo lugar na prova morfológica disputada na manhã de sexta-feira e desde as primeiras provas funcionais liderou a competição. Esta é a terceira vez que o animal se classifica para a final de um Freio de Ouro, porém nas duas oportunidades anteriores não havia conseguido participar. O cavalo de propriedade de Roberto Davis conquistou a nota mais alta do evento, 21,147, e é uma grande aposta para o Freio 2012.
 

 O já experiente e campeão de Freio Zeca disse que cada vitória como esta sempre é importante, pois cada disputa é um desafio pessoal também, já que ele busca sempre evoluir. O ginete tentará vaga à final do Freio com outros animais, mas afirma apostar muito em Juego do Infinito por ser um cavalo “fantástico”. Agora as expectativas do profissional estão voltadas à Expo-FiCCC que será disputada a partir do dia 24, em Montevidéu, no Uruguai.
 

 A campeã entre as fêmeas, El Embeleco Esperame, da Cabanha Don Marcelino, de Lavras do Sul/RS, teve média final 20,699 e já é conhecida nas grandes provas com o cavalo Crioulo. Quarto lugar no Freio de Ouro de 2010 e finalista no ano passado, a égua tem mostrado evolução em pista e gera boas expectativas em seu proprietário Gonçalo Porto Silva.
 

 “Ela é uma égua muito diferenciada, além do temperamento incrível ela tem evoluído muito”, diz o expositor que ainda destaca: “No final de 2011 ela foi para as mãos do já experiente Lindor Collares Luiz e esta união deu muito certo”. 
 

 Competição traz surpresas
 

 A grande surpresa do evento foi o cavalo Baralho da Quinta e o ginete David de Lima Flores. Mesmo entre profissionais e cavalos renomados, com títulos do Freio na bagagem, o conjunto conseguiu fazer ótima performance e se destacar. Após arrancar em 17° entre 20 animais na morfologia, ginete e cavalo tiveram de mostrar ótimo desempenho nas provas funcionais para conseguirem ficar com o vice-campeonato.
 

 O talento de Flores foi reconhecido pelo corpo de jurados formado por André Luiz Narciso Rosa, Lauro Varela Martins e Luiz Alberto Martins Bastos que o elegeu Ginete Destaque da competição. O cavalo Baralho da Quinta também gera expectativas, pois é jovem e esta foi recém a segunda prova de sua trajetória. David Rosa é ginete profissional há três anos e chegou pela primeira vez à final de uma classificatória neste evento.
 

 “Eu não esperava ser eleito ginete destaque e fico emocionado, pois a gente trabalha forte para evoluir e este é um reconhecimento disso, sinal de que está em evolução. Esta é a segunda prova deste animal e acho que ele tem corrida para disputar o Freio sim, ainda mais por esta ser recém a segunda prova dele. Temos só que ajustar alguns detalhes que precisam melhorar”, diz Flores.
 

Qualidade elogiada
 

A qualidade apresentada em pista e o excelente gado cedido pela Estância da Tamanca, de Santa Vitória do Palmar/RS, foram elogiados tanto pelos jurados como pelo técnico credenciado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) que supervisionou a prova, Cláudio Neto de Azevedo.  
 

 “Que esta classificatória aqui sirva de exemplo para todos nós, pois quando é oferecida uma excelente organização, além de pista em um ótimo estado como esta e gado excelente a competição proporciona e dá todas as condições para que os competidores consigam tirar o máximo de seus cavalos e isso gera uma prova de médias altas como esta aqui”, afirma Lauro Martins.
 

O jurado ainda ressalta: “É claro que vale destacar que os competidores tiveram potencial e talento para tirar proveito destas condições. Acho que esses animais aqui chegarão à final do Freio e no domingo que encerra a prova estarão brigando pelo título”.
 

Luiz Alberto e André Luiz reafirmaram tudo o que foi dito pelo colega. Luiz ainda falou que o alto nível já era esperado já que ginetes e animais renomados estavam em pista. Para ele a grande surpresa do evento foi mesmo o conjunto formado pelo ginete David Flores e Baralho da Quinta.
 

Próximas classificatórias
 

 Esta foi a quarta etapa classificatória ao Freio de Ouro 2012, com os oito animais classificados em Pelotas foram preenchidas 24 das 96 vagas disponíveis para a grande competição. Ainda restam oito etapas que serão disputadas em Montevidéo/UR (24 a 27 de maio), Cachoeira do Sul/RS (31/05 a 03/06), Santa Rosa/RS (07 a 10/06), Caxias do Sul/RS (14 a 17/06), Carazinho/RS (21 a 24/06), Lages/SC (05 a 08/07), Esteio/RS (12 a 15/07) e Brasília/DF (26 a 29/07).
 

Veja os resultados
 

Fêmeas
 

1º lugar
 

El Embeleco Esperame, filha de LA Amanecida Esperando e El Embeleco Chismosa; criador Marcelo Rivas Alonso, Santiago-CH, expositor Gonçalo Porto Silva, Cabanha Don Marcelino, Lavras do Sul/RS

Ginete: Lindor Collares Luiz

Credenciadora: Rio Grande/RS (Média: 20,280)

Classificatória: Média 20,699
 

2º lugar

Nevasca da Boa Vista, filha de Juquiri do Purunã e Garoa da Boa Vista; criador Fazenda Boa Vista, Vacaria/RS, expositor Zuleika Borges Torrealba, Cabanha da Maya, Bagé/RS

Ginete: Raul Lima

Credenciadora: São Lourenço do Sul/RS (Média: 19,100)

Classificatória: Média 20,065

 

3º lugar

Farra de Santa Edwiges filha de Rodopio de Santa Edwiges e Tormenta de Santa Edwiges; criador Daniel Anzanello, Porto Alegre/RS, expositor Daniel Anzanello, Cabanha Santa Edwiges, São Lourenço do Sul/RS

Ginete: Milton Castro

Credenciadora: Rio Grande/RS (Média: 18,695)

Classificatória: Média 19,417

 

4º lugar
 

Boneca da Anita, filha de Ganadero da Harmonia e Boneca da Harmonia; criador: Giovana Ely Flores/Augusto Luís G. Dias, Porto Alegre/RS, expositor Carla F. Musa/ Onécio Silveira Prado Jr, Estância Tamareira, Santa Rita do Passo Quatro/SP

Ginete: Cézar Augusto Schell Freire

Credenciadora: Rio Grande/RS (Média: 18,880)

Classificatória: Média 19,413

 

Machos
 

1º lugar
 

Juego do Infinito, filho de Cônsuelo do Infinito e Peumo Chico Clavera, criador e expositor Roberto Sidney Davis Júnior, Porto Alegre/RS, Agropecuária Infinito Ltda, São Sepé/RS

Ginete: José Fonseca Macedo.

Credenciadora: Rio Grande/RS (Média: 20,014)

Classificatória: Média 21,147
 

2º lugar
 

Candidato do Ribeirão Bonito, filho de Acalanto de Santa Angélica e Delta de Rosazul; criador Arison Jung, Guarapuava/PR, expositor Amaro Cardoso Arteiro Neto, Cabanha Dom Arteiro, Portão/RS

Ginete: Adriano A. Streck

Credenciadora: Santa Vitoria do Palmar (Média: 18,233)

Classificatória: Média 19,733
 

3º lugar
 

Baralho da Quinta, filho de BT Faceiro do Junco e Anahi da Quinta; criador Estância da Quinta Ltda., Porto Alegre/RS, expositor Mauro de Vargas Morales, Cabanha do Angico, Cachoeira do Sul/RS

Ginete: David de Lima Flores

Credenciadora: Jaguarão/RS (Média: 17,317)

Classificatória: Média 19,592
 

4º lugar
 

SJ Velho Barreiro, filho de BT Mouro e SJ Nogueira; criador e expositor Lugajo Agricultura e Pecuária Ltda., São Lourenço do Sul/RS, Fazenda São João, São Lourenço do Sul/RS, 

Ginete: Maurício Idiart

Credenciadora: Arroio Grande/RS (Média: 19,249)

Classificatória: Média 19,504

 

FONTE: http://www.racacrioula.com.br/site/content/noticias/detalheNoticias.php?id=5544